O lasik elimina definitivamente o uso dos óculos e lentes de contacto?

É frequente ler nas páginas online de clinicas de lasik e panfletos das mesmas que o lasik permite eliminar definitivamente o uso dos óculos e das lentes de contacto. Alertamos para a publicidade fraudulenta por parte destes médicos. O lasik molda a córnea de forma a imitar uma lente, não se trata de uma cura ou de o paciente ficar mais saudável. Como tal não vai impedir as alterações da graduação que qualquer pessoa pode ter ao longo da vida. Mesmo se a miopia ficar totalmente corrigida e não voltar, o paciente irá precisar de óculos para ver ao perto por volta dos 40-45 anos. A grande maioria das pessoas com miopia não precisa de oculos para ver ao perto o que é uma grande vantagem e deveria ser bem explicado aos pacientes. Vender a cirurgia lasik como método definitivo para eliminar os óculos e as lentes de contacto seria o mesmo que as lojas de óculos vendessem lentes definitivas para óculos.

Os médicos são pessoas de muita confiança, e só assim se entende porque as pessoas se deixam enganar com tanta facilidade pelos oftalmologistas que operam com lasik e que dão a entender ou prometem  eliminar definitivamente  o uso de oculos e lentes de contacto.

A ironia de tudo isto é que muitos dos pacientes que precisarem voltar a usar lentes de contacto não o vão conseguir com o mesmo conforto e segurança que antes, pois a lente fica em contacto com uma cornea operada que tem uma enorme cicatriz, acabando desta forma mais dependente dos oculos do que antes da cirurgia. Os olhos operado nunca deixarão de ser olhos operados com todos os problemas dai decorrrentes, no entanto todos vão voltar a precisar de correcção com lentes. E se tiver mais de 40 anos estará a apenas a ser operado e a pagar para trocar os óculos de ver ao longe por os de ver ao perto! Os que tem menos de 40-45 anos estarão a ser operados para deixar de usar óculos temporariamente, até aos 40-45 anos, isto se a cirurgia correr bem, não surgir nenhuma complicação entretanto ou a miopia voltar.